Quem somos

Somos uma indústria de impacto socioambiental, instalada em Belém/PA, fundada e gerida por amazônidas, que transforma ingredientes da Amazônia em alimentos naturais, práticos, saudáveis, inovadores e saborosos, dialogando com a cultura local e sua biodiversidade, a partir do comércio justo e do desenvolvimento de cadeias produtivas. 

 

Como tudo isso começou

A Manioca nasceu em 2014, em Belém/PA, com o propósito de aproximar o Brasil (e o mundo) da Amazônia, através dos alimentos. Isso porque para além da riqueza de sabores e ingredientes, a nossa região tem uma diversidade cultural e ambiental que precisa ser conhecida e valorizada por todos.

Como toda boa história, a nossa começa antes mesmo da nossa marca, quando Joanna Martins trouxe do berço a criatividade e a valorização dos ingredientes da região através da gastronomia. Seu pai e sua avó, Paulo Martins e Anna Maria, criaram em Belém, o Lá em Casa, um restaurante que foi pioneiro no uso dos ingredientes tradicionais da região dentro de uma cozinha profissional, sendo precursores do movimento de valorização da nova gastronomia brasileira. Logo após criar a Manioca, seguindo o legado da família e sua vocação empreendedora, Joanna se uniu a Paulo Reis, que após terminar a faculdade resolveu abandonar a carreira e seguir seu propósito: criar uma história ligada às suas raízes na Amazônia, gerando inovação e impacto na vida das pessoas da região.

 

Por que existimos

Acreditamos que conhecer e valorizar a Amazônia, sua cultura e biodiversidade, é a melhor forma de garantir um futuro sustentável pra todos.

Assim como o propósito de valorizar a Amazônia uniu nossos fundadores, queremos que muito mais pessoas valorizem a região, seu povo e a floresta em pé e que vejam nos alimentos que fazemos na Manioca uma maneira deliciosa de se juntar à nossa causa! É por isso que a gente se dedica todos os dias para criar produtos inovadores, saudáveis e que tornem cada vez mais simples consumir em casa os ingredientes da Amazônia. 

 

O que fazemos

Transformamos os ingredientes da Amazônia em alimentos saborosos, práticos e naturais.

São temperos, molhos, granolas, farinhas, snacks e geleias que se encaixam muito bem no dia a dia do brasileiro! Todos feitos a partir de 20 ingredientes nativos da Amazônia, unindo tradição e inovação.

 

Como atuamos

E fazemos tudo isso, de forma sustentável, beneficiando diretamente 950 pessoas entre povos e comunidades tradicionais, ribeirinhos e produtores da agricultura familiar, através de comércio justo, entendendo a realidade, as perspectivas e necessidades de nossos fornecedores, apoiando o seu desenvolvimento, gerando emprego e renda na região e mantendo a floresta em pé. 

- Levamos para as pessoas os sabores autênticos da Amazônia, a maior biodiversidade do planeta.
- Usamos muita criatividade para unir nossa tradição com as inovações do mundo.
- Fazemos alimentos 100% naturais, com ingredientes puros, livres de transgênicos e pouco processados.
- Privilegiamos os pequenos agricultores e povos tradicionais da floresta, desenvolvendo uma cadeia justa e sustentável.

 

Nossos valores

Humanos, acima de tudo
Valorizamos ao máximo as relações, a diversidade e o potencial humano, contribuindo para o aperfeiçoamento da sociedade e de seus indivíduos.

Negócio bom é quando todo mundo ganha
Acreditamos em uma cadeia produtiva justa e sustentável. Para nós, resultado positivo de negócio só acontece quando tudo mundo ganha: nós, nossos clientes, nossos fornecedores e a Amazônia.

Qualidade não é uma variável
O foco principal de nosso trabalho é o alimento saboroso e que preserve ao máximo as características originais de seus insumos, por isso nos preocupamos com a qualidade em todas as etapas envolvidas.

O futuro da Amazônia é o nosso futuro
Somos filhos dessa floresta e acreditamos que difundir o conhecimento sobre sua diversidade e sua cultura é primordial para nossa valorização, preservação e existência. Somos protagonistas do nosso próprio futuro enquanto Amazônia.

Criatividade é a chave para inovação constante
Somos inquietos e inventivos. Estamos constantemente buscando soluções criativas para transformar ingredientes em novos produtos, surpreender nossos clientes, engajar todos aqueles que participam do nosso dia a dia e evoluir processos.

 

Reconhecimentos 

Tem gente gostando muito dessa história, sabia? Nos últimos anos fomos selecionados para vários programas de Aceleração como PPA/Amaz, Climate Ventures, Mercado Livre e Fundação Certi. Fomos premiados como Bom Negócio Pelo Clima e eleitos uma das 3 pequenas indústrias mais inovadoras do país! Também nos tornamos Empresa B e conquistamos os selos da Agricultura Familiar e Eu Reciclo.

 

E aí, vem nessa com a gente?
Apoiar a Amazônia vai deixar seu dia a dia muito mais gostoso, do café da manhã ao jantar!