<< MAIS POSTAGENS

Receitas: Risoto de Cebola Caramelizada

CREMOSO, SABOROSO E DA AMAZÔNIA!

IMG_9002

Bons cozinheiros sabem cozinhar mesmo com poucos ingredientes. Eles conseguem fazer ótimas receitas só com uma cebola em mãos, ou com um tucupi preto, que ajuda a dar um jeito em qualquer receita que você queira incrementar (clique aqui para conhecer). E com o risoto não é diferente!

 

Um risoto é aquele salve de final de semana, pra fazer em um dia com uns amigos ou para comer no sofá fazendo maratona de seriado num domingo preguiçoso.

 

Essa receita é para aqueles dias de geladeira meio vazia mesmo – 2 cebolas, tucupi preto, arroz
arbóreo e fim! Temos um risoto maravilhoso e cheio de sabor.

 

Se quiser saber onde encontrar nossos produtos perto da sua casa, dá uma olhada no nosso mapa ou fala com a gente pelo whatsapp!

 

Ingredientes:
1 xícara de arroz carna roli ou arbóreo
3 xícaras de caldo de vegetais ou água com sal
2 cebolas
1 colher de açúcar
4 colheres de tucupi preto (para comprar clique aqui)
2 colheres de manteiga
30 gramas de parmesão ralado
Sal, pimenta

 

Como fazer:
Comece cortando a cebola em fatias finas, todas do mesmo tamanho. Em uma frigideira grande coloque a cebola e espere reduzir um pouco, em seguida adicionando a manteiga e deixando cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre.

 

A intenção é que a cebola fique transparente para então colocar o açúcar e o tucupi preto. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos e coloque o arroz e frite bem antes de colocar o caldo, xícara por xícara, quente e sempre mexendo.

 

Se quiser reservar um pouco da cebola caramelizada antes de por o arroz para usar como cebola caramelizada num hambúrguer ou em um bife acebolado, fique a vontade!

 

Quando todo líquido já estiver no arroz (lembrando de sempre cozinhar em fogo baixo para médio) prove para ver a cocção – o arroz deve ter um leve pontinho branco dentro, estando ao dente. Nesse ponto adicione outra colher de manteiga e o queijo e mexa vigorosamente por uns 2 minutos, isso ajuda a liberar o amido e deixar o arroz mais cremoso. Sirva!

 

Separamos outras receitas com Tucupi para você, confere aqui!

Faz e conta pra gente! @maniocabrasil

 

Por Esther Weyl, @naonasciprasermagra